“Maior ladrão de casas” de SP preso em Paraisópolis nasceu em Taboão da Serra
A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (19) Diego Fernandes de Souza, de 41 anos, conhecido como “Minotauro”, apontado como o maior ladrão de casas de São Paulo. Natural de Taboão da Serra, ele era considerado um dos criminosos mais procurados do estado e liderava uma quadrilha especializada em invadir residências em bairros nobres da capital.
A captura foi realizada por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) na comunidade de Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo. A operação foi conduzida pela 4ª Delegacia de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat), que monitorava seus passos há meses.
Segundo a polícia, Diego acumulava um longo histórico criminal, com passagens por roubo, porte ilegal de armas, formação de quadrilha e outros delitos. Ele já figurava em pelo menos 12 inquéritos desde 2016. Mesmo escondido, seguia coordenando ações e participava diretamente de assaltos quando os alvos ficavam próximos de onde se refugiava.
Apontado por agir em condomínios de alto padrão, Minotauro também é suspeito de ter participado de uma tentativa de assalto frustrada a um condomínio no Morumbi, ocorrida na madrugada desta sexta-feira. A ação foi interrompida com a chegada da Polícia Militar, acionada por moradores.
O secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, afirmou que as autoridades investigam a ligação de Diego com ao menos outros oito roubos a residências registrados nos últimos meses.
Sandra Pereira
